PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

APRESENTAÇÃO

O Programa de Iniciação Científica tem por finalidade o desenvolvimento do pensamento científico. É destinado aos estudantes de graduação interessados em realizar pesquisa científica, sob a orientação de professores vinculados à instituição e ao programa. O iniciante tem a oportunidade de aprender novas técnicas e métodos, complementar sua formação acadêmica e aprimorar seu conhecimento profissional.

OBJETIVOS

 Estimular a prática científica na instituição.

 Inserir o jovem universitário no ambiente científico.

 Desenvolver a mentalidade científica, crítica e investigativa dos estudantes.

 Ampliar os limites da prática pedagógica e acadêmica.

REQUISITOS PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Estar regularmente matriculado em curso de graduação da Faculdade do Clube Náutico Mogiano.

Não estar cursando nenhuma dependência.

Não estar cursando o primeiro ano.

Apresentar bom desempenho acadêmico, comprovado pelo histórico escolar.

Para os graduados (egressos), apresentar currículo e bom histórico escolar para avaliação.

Ter disponibilidade para realizar as atividades de pesquisa estabelecidas pelo orientador.

PROCESSO SELETIVO

Para o ingresso formal no programa de iniciação científica, os candidatos deverão inscrever-se até a data estabelecida no Edital do Programa, que será divulgado com no mínimo um mês de antecedência, junto ao Centro de Desenvolvimento Científico (CDC) da Faculdade do Clube Náutico Mogiano, bem como nos murais de aviso.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar: carta de aceite de orientação, assinada pelo orientador; projeto de pesquisa e currículo lattes próprio e do orientador.

O candidato será selecionado com base em seu desempenho acadêmico, qualidade e relevância do projeto e desempenho na entrevista, a qual será realizada por dois professores da instituição, sendo um deles o professor orientador.

Caso o candidato seja aceito no programa de iniciação científica, fica o mesmo exercendo suas atividades científicas sem qualquer vínculo empregatício institucional.