TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

APRESENTAÇÃO

A produção científica é uma atividade que deve estar atrelada ao cotidiano acadêmico. Longe de ser uma capacidade única de pessoas com desempenho cognitivo acima do nível populacional, a escrita científica é uma realidade que pode ser alcançada por qualquer pessoa, desde que se entenda o que é e como se faz ciência.

JUSTIFICATIVA

A Faculdade Náutico entende que a reflexão sobre a profissão escolhida é essencial para verificação de suas finalidades e problemáticas a serem resolvidas por ela. É por essa reflexão que se realiza uma análise, na qual resultam os diagnósticos e os prognósticos que envolvem uma profissão.

O balanço da produção das áreas abrangentes, suas intervenções, as pesquisas, seus embates fundamentais e suas perspectivas são resultados dessa atividade fundamental. Portanto, a pesquisa tem papel essencial nesse processo dialético de reflexão, culminando numa formação crítica competente e comprometida com as questões profissionais e sociais.

O exercício de reflexão deve seguir um caminho metodológico, pois não é possível sua execução sem um caminho que conduza à análise rigorosa e profunda. Sem essa condição, corre-se o risco de cair em especulação que pouco ou nada tem a acrescentar àqueles que pretendem entender profundamente a profissão que abraçaram.

As finalidades, o tipo de intervenção efetuada, o acúmulo de conhecimento e os principais problemas enfrentados por qualquer profissão, encontram raízes para seu entendimento na estrutura social vigente. Entendemos que ela, por si só, não garante a explicação de todos os aspectos que envolvem as profissões, mas indubitavelmente mostram-nos os determinantes, os quais em última análise, explicam sua lógica de funcionamento.

É na esteira desse pensamento que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da nossa faculdade foi estruturado, buscando uma ampla integração do projeto pedagógico tanto com ensino, a pesquisa como com as atividades de extensão promovendo a oportunidade para a formação do profissional-pesquisador.

Para tanto, esta instituição de ensino defende por meio do curso de Fisioterapia, que o TCC deve ser realizado individualmente, sendo cada discente dotado de um orientador do seu corpo docente para que experiencie os passos tão importantes que precisam ser trilhados na realização de uma pesquisa, seja ela um levantamento bibliográfico ou uma pesquisa de campo. 

Cumpre destacar que a Faculdade Náutico detém Manual próprio de TCC que se encontra disponibilizado no site institucional.