O quadril: Prática baseada em evidência, palestra do Prof. Dr. Eduardo Victor Pianca
A primeira noite de palestras do 18º Congresso Científico e 8º Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Náutico teve como palestrante o Prof. Dr. Eduardo Victor Pianca, professor da UNAERP e Universidade Estácio de Sá, com o tema, “O quadril: Prática baseada em evidência”.
Segundo o professor, é fundamental que o profissional entenda e lembre de todas as articulações que fazem parte do quadril, com todos os ligamentos, a fim de compreender a grande gama de inserções musculares.
- Balança de Pawells
A balança de Pawells, visa identificar a valgo dinâmico, para que por meio do fortalecimento possa cuidar destes músculos. Como exemplo da balança, podemos visualizar o andar, resultante da força de impacto finalizada em nosso quadril.
- Teste do degrau
Força da gravidade mais a somatização do peso ao descer o degrau, resulta no valgo dinâmico.
Ao pensar e executar este teste, é importante que o profissional tenha em mente que, a altura do degrau deveria ser proporcional ao tamanho da perna do paciente.
“Podemos dizer que 90% dos problemas de desgaste no joelho são relacionados ao quadril, por isso é tão importante pensar no fortalecimento como um todo, já que músculos enfraquecidos causam um impacto maior”, explica o professo Pianca.
Para isso, deve analisar como um todo, o Gméd, Gmax e rot. Laterais (prática baseada em evidência), para um tratamento completo, já que muitas das dores relacionadas a quadril, joelhos e tornozelos, estão ligadas a fraqueza muscular, como a do glúteo médio.
“Exercícios e o trabalho de fortalecimento precisam se adequar a realidade e rotina do paciente, pensando no estático ao dinâmico, inclusive no preventivo”, orienta o palestrante.