ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

No ENADE é você quem representa a Instituição, o curso, a turma, os professores e, é claro você mesmo!

ENADE

  • O ENADE é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação, foi instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado pela Portaria nº. 603, de 7 de março de 2006 , faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Objetivos

  1. Avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Periodicidade

  • O ENADE será aplicado periodicamente, admitida a utilização de procedimentos amostrais, aos alunos de todos os cursos de graduação, ao final do primeiro e do último ano de curso. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE aos estudantes de cada curso de graduação será trienal.

Inscrição

  1. A inscrição do estudante habilitado à participação no Enade é de responsabilidade da instituição de ensino superior. Serão inscritos os estudantes ingressantes e concluintes, independente da sua situação de matricula (ex.: matrícula trancada ou afastado da IES), ou que esteja apenas fazendo o trabalho de conclusão de curso.

Obrigatoriedade

  • O Enade é compontente curricular obrigatório, sendo o registro de participação condição indispensável para emissão do histórico escolar, independentemente de o estudante ter sido selecionado ou não no processo de amostragem do INEP.

Estudante Irregular:

  • São considerados estudantes em situação irregular todos aqueles que estiveram habilitados ao exame em anos anteriores, foram inscritos pelas IES e selecionados pelo procedimento amostral definido pelo INEP, mas não compareceram à prova  e tampouco foram beneficiados por dispensa oficial pelo MEC, o estudante em situação irregular:
  • Não conclui o curso de graduação;
  • Não recebe certificado de conclusão do curso;
  • Não cola grau;
  • Não recebe diploma.

Provas

  1. A prova do Enade é elaborada por instituição contratada pelo Inep. Os estudantes e ingressantes serão submetidos à prova única, construída de modo a permitir a análise do valor agregado em relação às competências e habilidades, aos conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos durante a sua formação, orientando as instituições sobre a necessidade ou não de fazer ajustes ou revisões curriculares. A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões de formação geral e 30 de formação específica da área.
Fonte:

A Faculdade Náutico participou do ENADE nas edições de 2004, 2007, 2010, 2011, 2013, 2014, 2016, 2017 e 2019, com os cursos de Educação Física Bacharelado e Fisioterapia.

No último resultado divulgado (ENADE 2017 – Educação Física Licenciatura) a Faculdade Náutico obteve conceito positivo 3 (escala de 1 a 5), renovando automaticamente a Portaria de Reconhecimento do curso.

A Faculdade Náutico desde o início do ENADE vem realizando campanhas para sensibilização e treinamento dos alunos em referência à prova, sendo assim, os pilares da faculdade em conjunto: a Coordenação de Cursos, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Administração organizou um cronograma de ações que serão executadas ao longo de todo o ano letivo, até o período que antecede a prova. 

Algumas dessas ações são: apoio dos professores, no sentido de confeccionar as provas institucionais nos moldes da prova ENADE; aplicação das provas anteriores do ENADE, Palestrantes especialistas no assunto para ministrar palestras para os alunos; reuniões em sala; divulgação de todas as benfeitorias e conquistas da Instituição, assim como seus projetos e metas; informações do ENADE no site da instituição e no portal do aluno; campanha de marketing chamando a atenção para importância da prova no site, nas redes sociais em grupos de WhattsApp e divulgação de cartazes na Instituição.

A Faculdade Náutico se empenha muito para que sua prestação de serviço seja de qualidade, embora no ano de avaliação do ENADE exista uma organização para maior envolvimento de todos e sensibilização dos alunos, o trabalho é contínuo no que se refere a formação de qualidade do aluno desde o seu ingresso até a sua conclusão.